"All the leaves are broooooown/ And the sky is greeeeey...". Você pode até não saber quem são The Mamas And The Papas, mas eu tenho certeza que em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido "California Dreamin'". Tô certa ou tô errada?
The Mamas And The Papas é um grupo vocal formado nos anos 60 nos Estados Unidos. Foram uma das únicas bandas norte-americanas a conseguir manter o sucesso durante a tal da "Invasão Britânica" (que citei no post anterior, by the way...). O sucesso do grupo se deve às belas harmonizações vocais e também à participação de seus integrantes na contracultura sessentista.
If You Can Believe Your Eyes And Ears é o primeiro disco da banda, e traz seus dois maiores sucessos: "Monday, Monday" e "California Dreamin'". Atingiu o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e ocupa o 127° lugar na lista dos 500 Melhores Discos de Todos os Tempos da revista Rolling Stone.
O livro diz que
Ao lado dos grandes sucessos estavam faixas que refletiam a busca pela liberdade pessoal, característica da época ("Go Where You Wanna Go"). A música que encerra o álbum, "The In Crowd", é uma sátira social altamente divertida ("If it's square, we ain't there"), mais tarde gravada de forma memorável pelo Roxy Music.
Concluindo
Bom, gente... Eu tenho algumas ressalvas com esse negócio de harmonias vocais, tanto que não curti os discos dos Byrds que tive que ouvir, por exemplo. Mas, toda regra tem sua exceção. E, digo pra vocês, é difícil não se render a The Mamas and The Papas. O som é gostosinho mesmo, e os vocais não me irritam, pelo contrário.
Sem dúvida, os destaques do disco são "Monday, Monday" e "California Dreamin'". Não foi à toa que estas faixas são, até hoje, os maiores sucessos do grupo. As harmonias vocais são levadas a um outro nível, e de repente você se vê imerso na música. Pra mim foi assim.
P.S.: A voz da "Mama" Cass Elliot é uma das mais lindas da história da música. Pronto, falei!
Faltam 416 dias.
Faltam 934 discos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário