Google

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Moby Grape | Moby Grape (1967)



Muitos críticos musicais consideram o Moby Grape como a melhor banda de rock que surgiu no cenário musical de São Francisco nos anos 60. Formada em setembro de 1966, a banda ficou conhecida pela contribuição de todos os integrantes nos vocais e pelas composições que mesclam rock, jazz, country, folk e blues.

O grupo foi descoberto num show em Sausalito pelo produtor da Columbia Records David Robinson, que ficou impressionado com o entrosamento e a habilidade dos seus cinco integrantes. O Moby Grape assinou com a gravadora, e de março a maio de 1967 gravou seu álbum de estreia, Moby Grape. A Columbia ficou tão impressionada com a qualidade do disco que lançou cinco singles do mesmo LP simultaneamente, o que matou as chances de que algum deles disparasse nas paradas e prejudicou muito as vendas do álbum. Além disso, a banda passou por vários problemas internos: dissidências entre os músicos, alguns integrantes presos por porte de drogas e por ligações com meninas menores de idade. Tudo isso levou a banda da ascensão à queda em apenas um ano. Apesar de tudo isso, Moby Grape ainda é considerado até hoje um dos melhores discos da história do rock.

O livro diz que:
A arrogância da gravadora, as intrigas do mundo do rock'n'roll e pura má sorte fizeram com que a estreila do Moby Grape ascendesse e caísse em apenas um ano. Mas seu álbum de estreia arrebentou.




Concluindo
Sabe aquela coisa de ficar se perguntando "E se...?"? Por exemplo: e se não tivessem matado o Che Guevara? E se não tivessem descoberto as falcatruas do presidente Nixon (será que ele teria sido reeleito "n" vezes como em Watchmen?)? E por aí vai...

Pois é. E se a Columbia não tivesse ferrado com o lançamento do disco de estreia do Moby Grape, se os caras não tivessem se desentendido, se envolvido com drogas e ninfetas? Seria que teriam uma carreira longa e próspera pela frente? Isso nós nunca saberemos ao certo. Mas se eu tivesse que dar um palpite, depois de ouvir Moby Grape minha resposta seria "sim, com certeza".

Não acho que o disco seja tão de outro mundo, como li em alguns lugares. Mas é muito, muito bom. Composições bacanas, músicos excelentes, o entrosamento da banda, tudo isso faz a diferença. Os destaques pra mim ficam por conta de "Sitting By The Window", "Hey Grandma", "Omaha" e "Indifference". É mesmo uma pena que tantas coisas tenham atrapalhado a carreira da banda, porque, sem dúvida, o Moby Grape ainda tinha muita lenha pra queimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário