Google

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Disraeli Gears | Cream (1967)



Em 1966, Eric Clapton já tinha a reputação de melhor guitarrista de blues do Reino Unido. Foi nessa época, após suas experiências com o John Mayall`s Bluesbreakers e os Yardbirds, que Clapton e o baterista Ginger Baker, então líder da Graham Bond Organisation - que contava com Jack Bruce no baixo -, se encontraram. Ambos já estavam bem impressionados com as habilidades um do outro, o que fez com que Baker convidasse Clapton para se juntar à sua nova banda, ainda sem nome. Clapton aceitou imediatamente, desde que Jack Bruce fosse o baixista do grupo. Assim surgiu o Cream.

Com seu som que misturava blues, hard rock e rock psicodélico, e a perfeita combinação da técnica apurada de Clapton na guitarra com a voz poderosa e o baixo intenso de Bruce e a influência do Jazz na bateria de Baker, o Cream causou, juntamente com The Jimi Hendrix Experience, um forte impacto na música da época.

Gravado em maio de 1967 em New York, Disraeli Gears é o segundo disco do Cream, e foi visto por muitos como um esforço rumo à definição do estilo da banda, com a mistura bem sucedida do blues americano com o rock psicodélico britânico. Apesar de ser considerado um dos melhores discos do grupo, nunca foi tocado por muito tempo nos sets ao vivo.

O livro diz que:
A simbólica colagem fluorescente da capa do disco era o acompanhamento perfeito para a enxurrada de música de vanguarda ali contida, a começar pela dispersa e memorável "Strange Brew", na qual os gemidos fantasmagóricos de Bruce se sobrepõem com etérea economia ao estilo convulsivo, quase funk, de Clapton na guitarra. E fica cada vez melhor: "Sunshine Of Your Love" (que, ao lado de "White Room", é a canção mais conhecida do Cream) serviu de inspiração para uma torrente de guitarra ao vivo despejada pelo único sério rival contemporâneo de Clapton, Jimi Hendrix.




Concluindo
Puta que pariu! Como esse disco é foda!

Perdoem o meu francês, mas é a frase que estou repetindo mentalmente sem parar pela última uma hora. Sabe aquele disco que é bom de cabo a rabo, que não tem nenhuma faixa "mais ou menos", quem dirá ruim? Disraeli Gears é assim.

Pra começo de conversa, faz parte deste álbum "Sunshine Of Your Love", na minha humilde opinião uma das músicas mais fodásticas já feitas. Acontece que o disco tem outras 10 faixas tão boas quanto esta. Sentiu o drama?

"Outside Woman Blues" é um blues com pegada hard rock absurdamente bom. "Strange Brew" e "Take It Back" também são blues daqueles pra ninguém botar defeito, esta última inclusive com direito a gaita. Em "Swalbr" a banda bota um pé no soul e o resultado é simplesmente magnífico. A cantiga "Mother's Lament" encerra o disco de um jeito leve e divertido, depois dos outros 10 verdadeiros petardos.

Apesar de Clapton ser o deus da guitarra, os outros integrantes não ficam atrás. A guitarra incrível de Clapton, a bateria forte de Baker e o baixo denso de Bruce (que também é um puta de um cantor) se completam, criando um equilíbrio perfeito entre os músicos, o que definitivamente contribui pra que o álbum seja tão bom.

Para terminar esse post, o que eu digo a você, caro leitor, é o seguinte: ouça Disraeli Gears. Ouça uma, duas, dez vezes! Eu tenho certeza que você não vai se arrepender, e que a frase que abriu essa conclusão vai ecoar na sua mente como está ecoando na minha até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário