Google

sexta-feira, 8 de junho de 2012

The Piper At The Gates Of Dawn | Pink Floyd (1967)



O Pink Floyd surgiu no início dos anos 60, da união dos estudantes de Arte e Arquitetura de Cambridge Syd Barrett, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright. Os rapazes se tornaram populares tocando no circuito underground de Londres, até que em 1967 assinaram com a gravadora EMI e lançaram dois bem sucedidos singles, "Arnold Layne" e "See Emily Play".

The Piper At The Gates Of Dawn é o primeiro disco da banda. Foi muito bem recebido pela crítica da época, e chegou à 6a. posição na lista dos discos mais vendidos do Reino Unido (nos EUA não foi tão bem). É o único disco do Pink Floyd sob a liderança de Syd Barrett e até hoje é considerado um ótimo exemplo da música psicodélica britânica. É tido também como o "melhor álbum de estreia" por muitos críticos.

O livro diz que:
O sucesso do álbum se deve à habilidade da banda em equilibrar a exploração sonora de seus shows ao vivo e a técnica de composição por trás de hits como "Arnold Layne" e "See Emily Play". Ninguém escrevia canções psicodélicas melhor do que Syd Barrett.




Concluindo
Olha... Não vou mentir pra você: eu tenho uma preguiça danada de Pink Floyd. Eu até curto algumas músicas (as mesmas que quase todo mundo curte, que vêm a ser as mais famosas deles, diga-se de passagem), mas pra mim chega uma hora em que os caras começam a viajar demais e chega a ficar difícil me concentrar e prestar atenção no que está acontecendo no disco. Foi exatamente isso que aconteceu em The Piper At The Gates Of Dawn.

Veja bem: não é que eu não goste da banda, ou que tenha achado o disco ruim. Eu acho que o Pink Floyd vai muito além do psicodélico. É um disco surreal, conceitual, eu diria. Não é psicodelia gratuita. As músicas são boas, os músicos são bons. Só que chega uma hora em que eu realmente me perco e não consigo mais prestar atenção nas músicas. Vai ver era exatamente este o objetivo de Syd Barrett: fazer com que o ouvinte se perca, mergulhe na viagem dele, sei lá.


P.S.: Enquanto pesquisava sobre o disco e banda, achei um link para a página de The Piper At The Gates Of Dawn na Desciclopédia. É simplesmente genial! Leia aqui e divirta-se!

Um comentário:

  1. Eu gosto muito desse álbum, e concordo com vc, chega uma hora que eu começo a me perder no álbum, não sei mais em que música está ou qual é a letra... Mas Pink Floyd é Pink Floyd ne ...

    ResponderExcluir