Google

domingo, 10 de junho de 2012

Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim | Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967)



Em 1963, Tom Jobim procurou um agente em Nova York para reclamar da má qualidade das versões americanas de suas músicas. "Como é que o Frank Sinatra vai gravar as minhas músicas?", questionou Jobim. O agente, com um sorriso debochado nos lábios, apenas respondeu "E quem é que disse que o Frank Sinatra vai gravar as suas músicas?".

Anos depois, Jobim tomava um chopp com amigos em um bar, quando recebeu uma ligação. Do outro lado da linha, Frank Sinatra dizia: "Quero fazer um disco com você e quero saber se você gosta da ideia.". Tom topou na hora.

Já em Los Angeles, Sinatra sugeriu que Tom Jobim tocasse violão para o disco, o que ele aceitou meio a contragosto. Frank propôs também que gravassem alguns clássicos da bossa nova, já que ele tinha "preguiça de ensaiar" e algumas músicas do "Great American Songbook" com um novo arranjo. Assim nasceu Francis Albert Sinatra & Tom Jobim.

O livro diz que:
A onda da bossa nova já tinha passado; o que antes era considerado exótico nas mãos de Stan Getz e (particularmente) na voz de Astrud Gilberto já tinha, havia algum tempo, virado clichê. Mas Sinatra não ligava para modismos; sua única preocupação era a falta de traduções adequadas para as canções de Jobim, daí a presença de três standards da música americana ao lado de sete faixas do brasileiro.




Concluindo
Eu sou suspeitíssima para falar de Frank Sinatra. Adorei a versão "Sinatra na fossa" de In The Wee Small Hours, e o Sinatra feliz de Songs For Swingin' Lovers, então, nem se fala. Em Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim  não poderia ser diferente: adorei o Sinatra bossa nova.

Não sei se é por causa da imagem de conquistador que eu tenho do Ol' Blue Eyes, mas acho que a voz de Sinatra empresta uma certa sensualidade a algumas das canções de Jobim. É bossa nova da boa, mas com um tiquinho assim de cafasjestagem, sabe?

O fato é que a voz de Sinatra casa perfeitamente com as canções de Tom Jobim, o que faz de Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim um disco bom, muito bom. A interpretação da dupla em "The Girl From Ipanema" é simplesmente deliciosa, e ninguém canta "How Insensitive" como Sinatra. Vale a pena ouvir.

Um comentário:

  1. Descrição perfeita. Acho que a voz do Sinatra casou bem demais com a música do Jobim. Amo esse álbum!

    ResponderExcluir