Google

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Younger Than Yesterday | The Byrds (1967)



(Já aviso: este será um post curto! haha)

Em 1966, Gene Clark, um dos compositores/cantores do The Byrds, deixou a banda. Clark não estava feliz com o fato de o vocal principal dos principais singles e das músicas de Bob Dylan regravadas pelo grupo terem ficado a cargo de Roger McGuinn. Por outro lado, os outros integrantes estavam ressentidos por causa da renda extra que Clark recebia por suas composições. Some-se a isso tudo o medo que Gene tinha de avião, o que fazia com que ele não gostasse de sair em turnês e pronto! Está selado o "divórcio".

Younger Than Yesterday foi o primeiro disco dos Byrds sem Gene Clark, e é o 4o. da banda. Continua com o rock psicodélico do álbum anterior, mas agora também com uma leve influência western. O disco não foi um grande sucesso na época que foi lançado, mas com o tempo, foi caindo no gosto da crítica musical e hoje é considerado o melhor trabalho do grupo.


O livro diz que:
Em retrospectiva, é um dos melhores álbuns dos Byrds - ambiciosamente variado, lindamente executado e contendo alguns de seus trabalhos mais inesquecíveis.




Concluindo
Eu juro que tento ser imparcial, não levar tanto pro lado do meu gosto pessoal, mas não dá: eu definitivamente não gosto dos Byrds. Sabe quando você conhece alguém e o santo não bate? Você tenta se dar bem com a pessoa, mas não rola. É assim a minha relação com a banda do Roger McGuinn e do David Crosby. Eu tento, mas... não desce!

De fato, Younger Than Yesterday é mais maduro que os outros dois discos do Byrds que já tive que ouvir. Mas, ainda assim, para os meus ouvidos, ainda não é legal. Gostei de "Everybody's Been Burned", e só. As outras 10 faixas não me agradaram. Os vocais continuam me irritando, a influência country idem (quem já leu todos os posts desse blog sabe que eu e a música country não somos lá muito amigas). Mas, como gosto é uma coisa de cada um, vai de você ouvir o disco e deixar aqui a sua opinião. Afinal, discussões sadias sobre música serão sempre muito bem vindas neste espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário