Google

terça-feira, 6 de março de 2012

The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators | The 13th Floor Elevators (1966)



Sim, eu já conhecia The 13th Floor Elevators. Uma música, mas conhecia. Adivinha de onde?



Pois é! Mais uma vez, Rob Gordon (que no livro é Flemming) dá as caras por aqui. Não podia ter música melhor pro começo desse filme.

(E mais uma vez eu digo: se você ainda não assistiu High Fidelity, assista. Agora! Mentira, pode terminar de ler o post, e aí depois você assiste.)



The 13th Floor Elevators, banda formada no Texas nos anos 60, é conhecida por muitos como a pioneira do rock psicodélico. As ideias alucinadas de seu líder, Roky Erickson, deram ao grupo fama de transgressor. E nem poderia ser diferente em uma terra tão conservadora e religiosa como o Texas dos anos 60.

Roky Erickson é uma daquelas figuras lendárias do rock. Influenciado pela mãe, que cantava no coro de uma igreja local, antes mesmo de ser alfabetizado começou a ter aulas de piano. Aos 18 anos, compôs "You're Gonna Miss Me" e resolveu montar sua própria banda, The Spades. Quando conheceu a banda The Ligsmen, de Stacy Sutherland, resolveu que queria tocar com eles, e assim nascia o 13th Floor Elevators.

A banda teve diversos problemas com a polícia por conta de seu envolvimento com drogas, chegando a ter todos os seus equipamentos destruídos em uma ocasião.Roky Erickson chegou a ser preso e passou 3 anos em um hospital psiquiátrico, após alegar insanidade mental para fugir de uma prisão convencional.


O livro diz que:
Ao promover abertamente os benefícios dos alucinógenos na capa do disco, a banda nunca se tornaria querida pelas autoridades; a polícia do Texas chegou a desmantelar o equipamento do grupo à procura de drogas. "A busca pela sanidade em seu estado mais puro... forma a base das músicas deste álbum", diz a contracapa, mas a mistura de rock de garagem com R&B nele contida é tudo, menos saudável.




Concluindo

O álbum já começa com a sensacional "You're Gonna Miss Me" - na minha opinião, a melhor faixa do disco. Merecem destaque também "Roller Coaster", com suas variações rítmicas remetendo a uma montanha-russa de fato, e "Fire Engine", com suas reproduções vocais de uma sirene. Mas todas as 11 faixas são muito boas. O vocal de Roky Erickson dá força às canções, não dá pra negar. E o jarro amplificado de Tommy Hall - uma das características do grupo, aliás - ajuda a dar o tom de psicodelia que a banda estava buscando. 

Olha... Esse disco do 13th Floor Elevators era tudo que eu estava precisando hoje. Rock'n'roll da melhor qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário