Google

quinta-feira, 8 de março de 2012

The Yardbirds | The Yardbirds (1966)




Falei muito rapidamente sobre The Yardbirds no post anterior. Foi daí que Eric Clapton saiu para se juntar aos John Mayall's Blues Breakers. Coincidência ou não, as duas bandas estão bem juntinhas no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer.

Os Yardbirds surgiram em Londres, em 1963, mas só ficaram famosos mesmo depois que Clapton deixou a banda. Começaram fazendo covers dos blues de Chicago, mas também investindo num estilo próprio. Chegaram às paradas de sucesso com a canção "For Your Love", que tinha um estilo mais pop, fato que acabou desagradando Clapton e culminou na sua saída do grupo.

Foi então que Jeff Beck se juntou aos Yardbirds, na difícil posição de agradar aos fãs saudosos de Clapton enquanto lidava com produtores que não conseguiam decidir se a banda descambava pro pop de vez ou se ficava fiel às raízes no blues.

Jeff Beck


The Yardbirds é o primeiro disco da banda, lançado em 1966. É conhecido também como Roger The Engineer, por causa do desenho que o baixista Chris Dreja fez do engenheiro de som Roger Cameron, e que está na capa do disco. É o único álbum da banda composto somente por material original, e ocupa 0 349° lugar na lista dos 500 Melhores Discos de Todos os Tempos da revista Rolling Stone. Também fez parte da banda mais um lendário guitarrista, Jimmy Page, que saiu para formar os New Yardbirds, que mais tarde passariam a se chamar Led Zeppelin.


O livro diz que:
The Yardbirds (também conhecido como Roger The Engineer) mistura um blues carregado, protótipos psicodélicos, feedback e canto gregoriano com efeitos especiais.




Concluindo
Dá pra entender porque Eric Clapton saiu da banda. Se ele realmente era tão apegado ao blues como dizem, não fazia muito sentido continuar. Afinal, a pegada dos Yardbirds está muito mais pra rock que pra blues. Eu diria mais: os caras tem um pé no rock psicodélico, não dá pra negar.

O disco começa com "Lost Woman", que ainda tem um quezinho de blues. Logo em seguida vem "Over, Under, Sideways, Down", na minha opinião, a melhor faixa do disco. Em "What Do You Want" e "Ever Since The World Began", os caras parecem ter se esquecido totalmente do blues e enfiaram os dois pés no rock'n'roll. A baladinha divertida "Farewell" tem um leve jeito de canção infantil. "The Nazz Are Blue" é um belo de um blues pra ninguém botar defeito. E "Turn Into The Earth" é psicodelia pura.

The Yardbirds é um disco muito, muito bom. E a banda também é muito boa. Os destaques ficam por conta do baixo de Chris Dreja e da guitarra incendiária de Jeff Beck, sem sombra de dúvida, a alma da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário