Google

segunda-feira, 12 de março de 2012

Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band | The Beatles (1967)



Reza a lenda que quando Paul McCartney ouviu Pet Sounds, dos Beach Boys, ele levou o álbum ao estúdio e disse: "Quero igual". Não sei se é verdade ou se é apenas mais um "causo" da história da música, mas não deixa de ser interessante - e totalmente compreensível.

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi gravado quando a Beatlemania passava por uma fase ruim. John Lennon havia declarado que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo, o que obviamente desagradou muita gente. Como consequência, a banda não foi bem recebida em várias cidades por onde passou, chegando a enfrentar tumultos na Filadélfia. Isso fez com que os integrantes decidissem se tornar uma banda de estúdio, e não mais sair em excursão.

O que para muitos críticos significava o fim da banda acabou se transformando em um dos melhores e mais importantes discos da história da música. Pela primeira vez em sua carreira, os Beatles tiveram mais tempo para dedicar à gravação de um álbum. Seus integrantes tinham desenvolvido outros interesses musicais, e puderam explorá-los em Sgt. Pepper's. As músicas incorporam diversas influências, e instrumentos novos, como o órgão hammond, a harpa e cítara aparecem em algumas canções.

Até hoje, 45 anos após seu lançamento, Sgt. Pepper's ainda é considerado um álbum inovador, desde suas técnicas de gravação até sua capa, desenhada pelo artista Peter Blake, unindo personalidades influentes (Marilyn Monroe, Cassius Clay, Marlon Brando, Karl Marx, Fred Astaire, Shirley Temple, Edgar Allan Poe, Lewis Carroll, Mae West, Oscar Wilde e muitos outros) a estátuas de cera dos Beatles.

A capa de Sgt. Pepper's é um dos principais elementos da "teoria da conspiração" que envolve a suposta morte de Paul McCartney. Há quem diga que a capa do disco representa um funeral, já que na parte inferior há o que parece ser uma tumba adornada por flores, com um contrabaixo (também feito de flores) com apenas três cordas, o que demonstra que falta um Beatle. Além disso, antes da música "With A Little Help From My Friends", ouve-se um coro introduzindo Billy Shears, que é o tal sósia que teria assumido o papel de Paul McCartney. Outra mensagem sobre a morte de Paul estaria na música "Lovely Rita", que fala sobre uma meter maid (inspetora de parquímetros): dizem que o baixista do Beatles teria morrido em um acidente de carro por não ter prestado atenção nas luzes do semáforo quando estava admirando uma meter maid.

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band vendeu 250.000 cópias na Grã-Bretanha apenas na primeira semana após seu lançamento, e chegou a ficar por cerca de 6 meses no primeiro lugar da lista dos discos mais vendidos. Além disso, foi o primeiro disco da história a ganhar os Grammys de Melhor Álbum do Ano, Melhor Álbum Contemporâneo, Melhor Capa e Melhor Engenharia de Som.


O livro diz que:
O álbum causou um impacto sem precedentes. As rádios o tocaram dias a fio. O crítico Kenneth Tynan, do The Times, o classificou como "um momento decisivo na história da civilização ocidental". Essa hipérbole já não se aplica, mas ficou um pop perfeito, no qual a ousadia e a música se mesclaram para sempre.




Concluindo
A primeira vez que ouvi Sgt. Pepper's foi quando eu tinha 16 anos. Meu amigo Nílbio Thé me emprestou a versão em CD. O Nílbio era uma das minhas companhias favoritas na sala de aula: passávamos aulas e mais aulas jogando o jogo dos pontinhos (aquele em que você tem que formar quadrados ligando os pontos) e falando sobre bons filmes e boa música. Foi o primeiro disco dos Beatles que eu ouvi inteiro, de cabo a rabo. Durante todo o tempo que o CD do Nílbio ficou comigo, ouvi esse disco inúmeras vezes. Até hoje, continua sendo um dos meus álbuns favoritos.

Não tem uma faixa sequer de Sgt. Pepper's que eu considere ruim, ou mais ou menos. Pra mim, o disco todo é excelente. Desde o animado início com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" - que te convida a entrar no universo do álbum - até o desfecho com "A Day In The Life" e a incrível reprodução de uma espécie de decolagem ou aterrissagem de um avião.

"Lucy In The Sky With Diamonds" e "Fixing A Hole", são, sem a menor dúvida, uma viagem. Impossível não imaginar nem por um segundo que seja dentro de um barco num rio com árvores de tangerina e céus de marmelada. "With A Little Help From My Friends" é um hino sincero à amizade, sem pieguices (e que seria imortalizado por Joe Cocker em Woodstock). Em "She's Leaving Home", os vocais que remetem aos Beach Boys se unem em perfeita sintonia a um arranjo mais erudito, com instrumentos de corda e harpa. Os Beatles mostram que também sabem fazer jazz em "When I'm Sixty Four", um delicioso ragtime. E George Harrison (meu Beatle favorito!) manda ver nas influências indianas na sensacional "Within You Without You".

Sgt. Pepper's é um daqueles discos que eu sei que nunca vou me cansar de ouvir. E que sempre vai me causar o mesmo impacto de quando eu tinha 16 anos e o ouvi pela primeira vez. Acho que os Beatles transcenderam o conceito de uma mera obra musical, onde diversos gêneros e influências se encaixam perfeitamente, fazendo do disco uma verdadeira obra-prima.

2 comentários:

  1. o que eu achei bárbaro é que o disco nem era meu, mas te emprestei mesmo assim!! :)) feliz por me ver nas tuas boas lembranças! e vamos pros 1001!!!

    ResponderExcluir
  2. Não passo um dia sem ouvir o Sgt. Peppers, ele junto com o Dark Side, são os únicos álbuns que eu teno inteiro no celular. Sem dúvidas é uma obra prima, pra mim, o melhor discos dos Beatles, e depois Rubber Soul.

    (o post do Revolver tá dez, seu blog é mt bom, parabéns ! :)

    ResponderExcluir