Google

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

The Beach Boys Today! | The Beach Boys (1965)



The Beach Boys é a banda formada pelos irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson, junto com seu primo, Mike Love, e o amigo Alan Jardine. É uma das bandas mais influentes na história do rock e do pop, com 4 discos em primeiro lugar nas listas dos mais vendidos dos Estados Unidos. O grupo fez de tudo um pouco: começou no surf rock, passando pela música erudita, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana e hard rock, tudo isto devido em grande parte à mente criativa de Brian Wilson.

The Beach Boys Today! é fortemente influenciado pelo estilo musical com que o produtor Phil Spector vinha trabalhando (já falei do Phil Spector aqui.). Foi um álbum bem diferente para a época: Brian Wilson estava decidido a fazer um disco ainda mais sofisticado que os trabalhos anteriores da banda, e a continuar a evolução musical do grupo. Por isso, contratou mais músicos de estúdio e implementou mais experimentalismo, maior produção, melodias mais expansivas, mais estilos musicais e até instrumentos não muito comuns no rock, como, por exemplo, um cravo em "When I Grow Up (To Be A Man)".


O livro diz que:
Apesar de conter a pior música citada em todo este livro, este é o LP mais perfeito dos Beach Boys, dividido igualmente entre um pop casual do tipo rapaz-encontra-garota e baladas dramáticas inspiradas nos grupos femininos produzidos por Phil Spector. Nem é preciso discutir se é melhor do que Pet Sounds - não há neste álbum qualquer sinal da autopiedade que pesa uma tonelada no disco posterior.





Concluindo
Sinceramente? Assim, de verdade mesmo? Achei este disco meio chatinho. Não vi nem sinal dessa perfeição toda que o livro fala. Acho que existem coisas muito melhores dos Beach Boys antes e depois deste disco. Pra mim, as músicas soam todas muito parecidas. Mesmo o tal do cravo em "When I Grow Up (To Be A Man)" pra mim não foi nada demais. Resumindo: quando se trata de Beach Boys, prefiro Pet Sounds! rs


Faltam 473 dias.
Faltam 949 discos.

2 comentários:

  1. E qual é a pior música do disco que o livro fala, que diz inclusive que é a mais chata do livro inteiro?

    ResponderExcluir