Google

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Christmas Gift For You | Phil Spector (1963)



Phil Spector é um produtor e compositor norte-americano. Trabalhou com Ike e Tina Turner, John Lennon, George Harrison, Ramones, entre outros. Foi o criador da técnica conhecida como "Parede de Som", que consiste reunir grupos de músicos com instrumentos que geralmente não são usados em conjunto - como o violão e a guitarra, por exemplo - para tocar partes orquestradas das músicas, muitas vezes duplicando ou triplicando os instrumentos para um som mais cheio.

Spector fez A Christmas Gift For You especialmente porque queria ficar em primeiro lugar na parada de Natal, que havia sido criada em 1963. Acontece que o álbum teve o azar de ser lançado na véspera do assassinato do presidente John Kennedy. Como prova de respeito, Spector recolheu o álbum das lojas, voltando a distribuí-lo apenas em dezembro do mesmo ano. Com o passar do tempo, o disco foi ganhando popularidade e em 1972 foi relançado com o nome de Phil Spector's Christmas Album.

Atualmente, Phil Spector cumpre pena de 16 anos pelo assassinato da atriz Lana Clarkson.




O livro diz que:
Relançado várias vezes por outros selos, este álbum continua sendo para muita gente a melhor coleção de músicas de Natal já reunida. O curioso é que foi gravado durante um mês de agosto sufocante em Los Angeles.




Phil Spector


Concluindo
Sabe aquelas músicas de Natal que são trilha sonora dos filmes de Hollywood? Então, a maioria delas está neste disco. "Santa Claus Is Coming To Town", "Winter Wonderland", "White Christmas" e outras canções natalinas fazem parte de A Christmas Gift For You, só que com uma cara muito mais pop. Talvez por isso o álbum tenha se tornado tão importante.

Confesso que as músicas são gostosinhas de ouvir, mas fora isso, não achei nada demais no disco. Digamos assim: se eu fosse dona de uma loja, com certeza colocaria A Christmas Gift For You pra tocar ao invés daquele enfadonho CD da Simone que toca em todo lugar no final do ano. Talvez não faça muito sentido aqui em terras tupiniquins, mas garanto que as músicas são muito mais animadas que aquele velho "Então é Natal/ E o que você fez...". Deixo aí a versão de "Santa Claus Is Coming To Town" das The Crystals para vocês ouvirem e tirarem suas próprias conclusões!





Faltam 482 dias.
Faltam 964 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário