Google

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pet Sounds | The Beach Boys



Sim, estou atrasada com os 1001 discos. Sim, tenho andado meio displicente com o blog. Isso é péssimo, eu sei. Fora o fato de ter que correr e ouvir mais discos por dia do que eu havia planejado, o número de acessos no blog caiu consideravelmente. O que acontece é que nos últimos dias recebi notícias não muito boas. E, além disso, estou no meu inferno astral. Aí, desanimei mesmo. Mas agora tudo já está voltando ao normal, e os posts diários vão voltar (assim eu espero!).

********************

Pet Sounds é o 11° (!!) disco de estúdio dos Beach Boys. Mais que um dos 1001 Discos Para Ouvir Antes De Morrer, é considerado um dos álbuns mais importantes e mais influentes da música, e ocupa a segunda posição na lista dos 500 melhores discos de todos os tempos da revista Rolling Stone.

O disco foi criado vários meses depois de Brian Wilson ter parado de excursionar com a banda, a fim de concentrar sua atenção nas composições e gravações das músicas. O grande catalisador deste processo foi a versão norte-americana do álbum Rubber Soul, dos Beatles (sobre o qual já falei aqui), que foi lançado em dezembro de 1965. Tempos mais tarde, Wilson falou de suas primeiras impressões sobre o disco dos ingleses:

          "Eu realmente não estava completamente pronto para a unidade. Parecia que todas [as músicas] eram juntas. Rubber Soul era uma coleção de canções que de alguma forma eram unidas como nenhum álbum já feito antes, e fiquei muito impressionado. Eu disse 'É isso. Eu realmente sou desafiado a fazer um grande álbum'".


O livro diz que:
Desde a abertura, com a surpreendente "Wouldn't It Be Nice" - um desabafo cheio de sentimento, escorado por camadas de metais, percussão e campainhas de bicicleta - , Pet Sounds transcende o pop. O talento de Wilson para compor tanto músicas como letras brilha em todas as canções, de "I Just Wasn't Made For These Times" até "Caroline, No", sua faixa favorita.





Concluindo
Guitarras, teclados, bateria, baixo, acompanhados de flautas, órgãos, cítara, campainhas de bicicleta, cravo e harmonias vocais bem elaboradas. Parece loucura escrevendo assim. Mas em Pet Sounds todos estes elementos juntos fazem muito sentido. Os elementos que pareciam soltos e sem sentido em The Beach Boys Today! aqui se encaixam perfeitamente. 

Gosto muito, muito de "Wouldn't It Be Nice", em que Wilson usa elementos infantis (como as tais campainhas de bicicleta, por exemplo) pra criar um universo quase infantil ou adolescente (e que criança ou adolescente nunca quis ser "gente grande"?). A instrumental "Let's Go Away For A While" é quase um convite pra se desligar do mundo e viajar. "Caroline, No" - a favorita de Brian Wilson - é muito boa, mas, pra mim, a melhor de todas do disco é "God Only Knows", uma das declarações de amor mais lindas da história da música.

Enfim, se tivesse que classificar Pet Sounds em uma categoria, esta seria, sem dúvida, obra de arte. É isto que o disco dos Beach Boys é.







Faltam 461 dias.
Faltam 940 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário