Google

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Highway 61 Revisited | Bob Dylan (1965)



Bob Dylan de novo!! Eba!!

Highway 61 Revisited é o sexto disco de estúdio de Dylan, e o primeiro a ser gravado quase que integralmente com uma banda de rock (somente a faixa "Desolation Row" não foi gravada com a banda de apoio). Com takes duros e raivosos, muitos consideram esse disco como um marco da fase "jovem raivoso" de Dylan. 

O fato é que a habilidade de combinar um complexo rock baseado no blues com poesias poderosas faz de Highway 61 Revisited um dos mais influentes discos já gravados. Aparece na quarta posição na lista dos "500 Melhores Discos De Todos Os Tempos", da revista Rolling Stone. A faixa de abertura, o clássico Like A Rolling Stone, é considerada pela mesma revista como a melhor música de todos os tempos.


O livro diz que:
Ao se transformar de um cantor acústico de folk em um roqueiro empunhando uma guitarra elétrica, um processo iniciado no lado A de Bringing It All Back Home, de 1965, Dylan reescreveu o manual da música pop. Uma canção como "Like A Rolling Stone", um hino banhado pelo órgão, não precisava seguir o padrão de três minutos de duração (apenas duas das nove faixas do álbum tem menos de quatro minutos; a vigorosa música final, "Desolation Row", ultrapassa 11 minutos).





Concluindo
Este é o terceiro disco de Bob Dylan que escuto desde que comecei o desafio. É impressionante como um é melhor que o outro! O cara vai se superando, evoluindo a cada álbum. Gênio!

Highway 61 Revisited é, sem a menor dúvida, um must listen to. Mesmo. Bem, o disco começa com "Like A Rolling Stone", uma daquelas músicas que mesmo quem não curte muito rock conhece e canta junto quando Dylan diz "How does it feel/ To be on your own/ With no direction home/ Like a complete unknown/ Like a rolling stone?". E se você é uma das pessoas que vivem nesse mundão de Deus e nunca ouviu "Like A Rolling Stone", shame on you!

Mas o disco não se resume só a essa música. Dylan manda muito bem no blues "It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry". "Highway 61 Revisited" é um petardo de pouco mais de 3 minutos sobre a auto-estrada homônima. E em "Desolation Row", Dylan volta às raízes e nos brinda com 11 minutos do bom e velho folk no esquema voz-violão-gaitinha.

Bob Dylan é fo-da! Sem mais.





Faltam 465 dias.
Faltam 943 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário