Google

sábado, 19 de novembro de 2011

My Generation | The Who (1965)



Enfim chegamos ao The Who, uma das bandas mais importantes da história do rock! Formada em 1964 por Pete Townshend, John Entwistle, Keith Moon e Roger Daltrey, a banda ficou famosa por suas performances enérgicas e dinâmicas, que muitas vezes terminavam com instrumentos sendo quebrados no palco. 

My Generation foi lançado logo depois que alguns singles do The Who entraram nas listas de músicas mais tocadas. Tempos depois, a banda diria que o álbum foi feito às pressas e não se parecia em nada com suas performances nos palcos. Ainda assim, My Generation é aclamado até hoje como um dos melhores e mais importantes discos da história do rock.


O livro diz que:
Eles contrataram o produtor dos Kinks, Shel Talmy (para quem Townshend adaptou "I Can't Explain", que, com seus acordes cortantes, lembrava os primeiros sucessos dos Kinks), e gravaram um punhado de canções de ótima qualidade. Os destaques óbvios são "My Generation", na qual Daltrey simula um viciado em drogas balbuciando frases como a conhecidíssima e sucinta "Hope I die before I get old"; "I Don't Mind", com suas sofisticadas harmonias vocais e riffs de guitarra que estavam além de seu tempo; e "The Kids Are Alright", quase o hino de uma geração, na qual Townshend ressalta (não pela última vez) as dificuldades da juventude.





Concluindo
O negócio é o seguinte: ser jovenzinho nos anos 60 não devia ser nada fácil. Mas até então não parecia nada demais. Ate que uns caras resolveram botar a boca no mundo e aumentar as distorções e os volumes das guitarras e transformar em música aquilo que os incomodava. E assim surge um dos melhores discos da história do rock.

My Generation é um daqueles álbuns clássicos, que todo mundo deve ouvir antes de morrer mesmo. Não apenas por causa da música "My Generation", que permanece tão atual. Mas porque os caras do The Who são bons. São muito bons. Flertam com o R&B em "I Don't Mind" - um puta cover de James Brown, com guitarras pesadas transformando soul em rock - e em "Please, Please, Please". E se "My Generation" - música mais conhecida do disco, e creio que da banda também - é mais crua, mais selvagem (olha os primórdios do punk rock aí, meu povo!), "The Kids Are Alright", com suas melodias vocais, é mais sofisticada. 

O destaque pra mim fica por conta da instrumental "The Ox". Bateria forte, guitarras pesadas e um pianinho meio "psicodélico", digamos, pra acompanhar. A música é incrível! Dá vontade de sair quebrando tudo como os caras faziam!! Pauleira sensacional!!





Faltam 464 dias.
Faltam 942 discos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário