Google

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Otis Blue | Otis Redding Sings Soul (1965)



Sim, eu já conhecia Otis Redding. Uma música, mas conhecia. É o classicão do soul "(Sittin' On) The Dock Of The Bay".





Cantor e compositor, Redding é considerado uma das grandes figuras do soul e do R&B. Ajudou a moldar o estilo de R&B que se tornou a base do som da gravadora Stax (a mesma gravadora de Booker T. & The M.G.s). Otis Blue: Otis Redding Sings Soul é seu terceiro disco de estúdio, e conta com covers de algumas músicas de Sam Cooke, mentor de Redding, que havia falecido menos de um ano antes do lançamento do álbum.


O livro diz que:
As faixas misturam músicas originais e versões - duas do mentor de Redding, Sam Cooke -, mas a intensidade emocional com que são apresentadas deve-se apenas a Otis. "Respect" mostra Redding muito seguro de si, enquanto "Down The Valley" é ao mesmo tempo original e suculenta. Há uma versão de "Satisfaction", dos Stones - o que é irônico, já que o grupo estava levando o soul negro de volta aos Estados Unidos -, que deixa o vocal de Jagger no chinelo.




Concluindo
Pelamordedeus, o que é a voz desse homem? Mais um que partiu cedo demais. Com certeza ainda tinha muita lenha pra queimar e muito talento pra esbanjar por aí (Redding morreu cerca de três anos depois que este disco foi lançado, quando o avião em que estava caiu em um lago).

Otis Blue: Otis Redding Sings Soul é bom demais. Todas as faixas, sem exceção, são fantásticas. A voz rasgada de Redding e a emoção que ele empresta às canções fazem deste um disco alegre, sexy, lindo, tudo ao mesmo tempo. Gostei muito da gospel "A Change Is Gonna Come" e da balada "I've Been Loving You Too Long", que é assim, de chorar.

Como este é o disco n°51 do blog, não vou perder a oportunidade de fazer uma piadinha infame: é uma boa ideia (excelente até, eu diria) ouvir esse disco a dois, com aquela pessoa especial. Tem baladas pra dançar juntinho, mas também tem algumas músicas boas pra "spice things up a little"! rs


Faltam 473 dias.
Faltam 950 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário