Google

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Here Are The Sonics | The Sonics (1965)



Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains... O que estas bandas têm em comum com o The Sonics? Explico: esta banda de garagem dos anos 60, que começou na cidade de Tacoma, Washington (que não é D.C., mas sim o estado de Washington), foi a precursora da cena musical da cidade de Seatlle (que fica no estado de Washington, que não é D.C.), da qual fazem parte as bandas que eu citei lá no início. Entendeu?

Devido ao seu estilo nada convencional para a época - baseado em sequências básicas de acordes, tocadas rápido e com força - a banda é frequentemente citada como a primeira banda punk ou grunge da história do rock. 


O livro diz que:
"Os Sonics não eram grandes músicos", afirmou Buck Ormsby, que contratou a banda para o selo Etiquette Records, "mas tinham alguma coisa mágica". Em seu álbum de estréia, os cinco rapazes de Tacoma, Washington, conseguiram depurar quase tudo o que estava acontecendo na música da época - da "invasão britânica" encabeçada pelos Kinks ao rock'n'roll de Little Richard - com uma energia furiosa e selvagem que antecedeu o punk em mais de 10 anos.





Concluindo
Sem a menor sombra de dúvida, estamos falando aqui dos primórdios do punk. Músicas curtas (nenhuma faixa do disco chega aos 3 minutos), gravação tosca, guitarras pesadas... Pra mim, o disco soa muito como um prenúncio daquilo que os Ramones viriam a fazer alguns anos depois. Aliás, a voz em "The Village Idiot" parece muito com a voz do Joey Ramone.

Nas minhas pesquisas, li que a banda não foi muito bem sucedida em todo o território americano, mas que emplacou vários hits na sua região. Imagino que, em tempos de Beatles, talvez fosse difícil mesmo uma banda de garagem, com um som mais "sujo", fazer sucesso. Mas achei Here Are The Sonics legal pra caramba, não apenas pelo fato do som ser mais pesado, mas também porque, pra mim, representa uma certa ruptura com aquilo que vinha sendo feito em termos de rock'n'roll na época. 


Faltam 475 dias.
Faltam 952 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário