Google

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Top 5 | Trilhas Sonoras I (Scores)

Estou adorando o desafio dos 1001 discos. Desde que comecei, já aprendi muito, ouvi coisas que nunca imaginei que ouviria, enfim, está sendo muito divertido. Mas, pro blog não ficar "amarrado" apenas no que diz o livro e se tornar uma coisa mais abrangente - um blog sobre música em geral, não apenas sobre os discos que estão lá - resolvi brincar com essa coisa do "Top 5". A inspiração, claro, foi em um dos meus livros/filmes favoritos, High Fidelity.

Vou começar os "Top 5" pelas trilhas sonoras de filmes porque é algo que eu gosto muito. Pra vocês terem uma ideia, tenho cerca de setenta discos de trilha sonora aqui no meu notebook, fora as músicas avulsas. Por conta disso, imaginem o quanto é difícil pra mim escolher apenas cinco míseros disquinhos! Foi então que tive a brilhante ideia de facilitar a minha vida e dividir as trilhas em categorias.

O Top 5 - Trilhas Sonoras de hoje é apenas de score, ou seja, a famosa música incidental. Pra explicar de um jeito mais simples, são as músicas instrumentais, compostas especialmente para o filme (ou não, como é o caso de algumas que fazem parte da minha lista).

Agora chega de enrolação e vamos à lista!


1)- Le Fabuleaux Destin D'Amélie Poulain
Amo o filme, amo a trilha sonora! Esta é uma das que tenho em CD, que quase furou de tanto que eu ouvi, aliás. O compositor é o Yann Tiersen, e a trilha é cheia de músicas bem francesas, valsinhas e tal. É uma delícia de ouvir, além de ser fundamental pra transportar o espectador pro lindo universo da Amélie!


Uma curiosidade sobre essa trilha: o diretor do filme, Jean Pierre Jeunet, estava dando uma carona para sua assistente de produção quando esta colocou um CD do Yann Tiersen pra tocar. Jeunet ficou tão impressionado que comprou todo o catálogo de Tiersen e o contratou para compôr mais algumas músicas para o filme. 


2)- Diários de Motocicleta
Composta por Gustavo Santaolalla, a trilha sonora de Diários de Motocicleta me faz ter vontade de, assim como Guevara e Granado, colocar uma mochila nas costas e sair De Moto Pela América do Sul (título do livro escrito por Che Guevara, que deu origem ao filme e que é muito bom. Leiam!). As músicas de Santaolalla - que mistura guitarra elétrica com instrumentos andinos - traduzem o espírito de aventura dos dois personagens principais do filme, ao mesmo tempo que refletem as mudanças interiores pelas quais eles passam. 


Faz parte desta trilha sonora a música "Al Otro Lado Del Río", do uruguaio Jorge Drexler. A música foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, mas Drexler, por não ser mundialmente conhecido, não foi convidado para interpretá-la na cerimônia. Antonio Banderas foi quem cantou a música, acompanhado de Carlos Santana. Drexler deu o troco quando foi chamado ao palco para receber o prêmio e agradeceu cantando um trechinho da canção (reveja o momento aqui).


3)- The Hours
Composta por Phillip Glass, a trilha sonora deste filme é fundamental pra que o espectador mergulhe no universo de Virginia Woolf (Nicole Kidman), Laura Brown (Julianne Moore) e Clarissa Vaughan (Meryl Streep). O filme é incrível, e as músicas de Glass não ficam atrás.


A trilha sonora de The Hours foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Grammy, mas não levou nenhum destes prêmios.


4)- Manhattan
Outro caso de trilha sonora que não foi composta especialmente para o filme. Aliás, a trilha sonora surgiu antes do filme. Woody Allen estava ouvindo um disco com composições de George Gershwin (já falei dele aqui) quando pensou: "isso seria lindo para fazer... um filme em preto e branco... um filme romântico". Deu muito certo! Vendo apenas a abertura do filme, ao som de "Rhapsody In Blue", já dá pra ter uma noção:


Estão no disco "Love Is Here To Stay", "Oh Lady Be Good", "Someone To Watch Over Me", entre outros sucessos de Gershwin, interpretados pela Filarmônica de Nova York, com regência do maestro Zubin Mehta. 


5)- Paris, Texas
A trilha sonora composta por Ry Cooder é introspectiva, solitária, como o personagem Travis (Harry Dean Stanton). Um pouco blues, um pouco country e um pouco de canção mexicana fazem o espectador literalmente entrar no universo do filme. É quase como se você estivesse lá, no deserto, com Travis.




Na faixa "I Knew These People" foram incluídos os diálogos da cena em que Travis reencontra Jane (Nastassja Kinski). Emocionante!


***************

Bom, este foi o primeiro Top 5 do blog. Espero que tenham gostado. Em breve farei outros, inclusive seguindo a sugestão do meu amigo Nílbio: um Top 5 por década de discos ouvidos.

Por hoje, é só!

Faltam 474 dias.
Faltam 951 discos.


2 comentários:

  1. Ei, ei, ei! Muito boas essas trilhas, mas como não ter nenhuma do Bernard Herman para Hitchcok?E do Ennio Moriccone? E a trilha de O Iluminado feita quase somente por compositores pós-modernos? E de 2001? VIVIAAAAN! heheheh E tem uma trilha pra lá de fantástica que é muito pouco celebrada que é do Michael Nyman para O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante do Peter Greenaway. E a de Réquiem Para um Sonho... E outra bem legal, embora talvez não mereça um Top 5 que é da Trilogia das Cores... Esse post é só para mostrar como às vezes é um saco fazer listas!! hehehe mas essas que vc escolheu são ótimas! :P

    ResponderExcluir
  2. É muuuuito difícil escolher!!! Pensei em colocar a do "Cinema Paradiso", a do "Laranja Mecânica", do "Era Uma Ves No Oeste"... Acabei escolhendo as minhas favoritas, que talvez não sejam as melhores de todos os tempos, mas foi o critério que eu escolhi, senão ficava mais difícil ainda chegar em apenas 5!! hahahaha... Isso que eu ainda dividi em categorias: fiz essa lista de scores e depois vou fazer uma outra só com trilhas feitas com músicas que já existiam (tipo "Forrest Gump", pra dar um exemplo). Muito complicado mesmo esse negócio de fazer listas!! :-)

    ResponderExcluir