Google

terça-feira, 18 de outubro de 2011

The Chirping Crickets | The Crickets (1957)



Você pode até nunca ter ouvido falar em The Crickets, mas Buddy Holly você certamente conhece. É mais um dos promissores roqueiros que perdeu a vida cedo demais, quando o avião em que estava com Ritchie Valens caiu em 1959. Holly até hoje é tido por muitos críticos como um dos mais influentes artistas do início do rock'n'roll.

Pois bem. The Crickets é a banda que Buddy Holly formou com o baterista e seu amigo de escola Jerry Alisson, Joe Mauldin e Niki Sullivan. The Chirping Crickets é o único álbum da banda que foi lançado enquanto Holly ainda era vivo.

Buddy Holly era um talentoso cantor e compositor, e as harmonias e melodias do álbum são todas trabalhadas na sua guitarra. São 12 faixas curtinhas, que somam menos de meia hora de música (na edição remasterizada do disco, de 2004, foram adicionadas outras quatro canções) em uma mistura de country, rockabilly e R&B que resultam no rock'n'roll em sua forma mais pura. 

Talvez para muitos seja apenas mais um disco simplezinho dos primórdios do rock, mas a verdade é que The Chirping Crickets influenciou, entre outros, Beatles, Beach Boys e Rolling Stones. Tanto que "Not Fade Away" foi regravada pela banda de Mick Jagger em seu primeiro single.


O livro diz que:
O misto de rockabilly, blues, R&B e uma profunda sensibilidade pop firmou os The Crickets na vanguarda do primeiro fluxo do Rock'n'Roll. Este álbum de estreia (o único LP de Holly lançado em vida) inclui seus três primeiros clássicos, assim como duas músicas escritas em parceria com Roy Orbison. Muitos aspirantes a guitarrista se esforçaram para imitar a introdução de "That'll Be The Day" - o título, dado por Holly, é uma expressão usada por John Wayne no filme Rastros de Ódio, de 1956.

Buddy Holly

Concluindo
Sou obrigada a concordar com os que dizem que Buddy Holly morreu cedo demais. Sem dúvida, ele tinha um futuro muito promissor na música. É nítido que ele era alma dos The Crickets, as melodias são todas construídas em cima de sua voz e sua guitarra.

O destaque fica por conta de "That'll Be The Day", que tem um pezinho no Blues (a introdução e o solo no meio são puro Blues!) e "Not Fade Away", em sua versão original bem melhor que a dos Stones. Não acho que seja apenas mais um disco dos primórdios do rock, como algumas pessoas dizem. Holly e os Crickets bebem em várias fontes, como o Blues e o Country, e isso fica nítido nas 12 faixas de The Chirping Crickets. Vale a pena ouvir.


Faltam 496 dias.
Faltam 993 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário