Google

domingo, 16 de outubro de 2011

The Wildest | Louis Prima (1956)



Nunca ouviu falar de Louis Prima? Pois eu garanto que tem uma música dele que com certeza você conhece:



Siiiiiim! "Just a Gigolo / I Ain't Got Nobody" é a faixa de abertura do álbum The Wildest, do Louis Prima. E, cá entre nós, acho a interpretação do Louis bem mais legal. 

O ítalo-americano Louis Prima é conhecido como o "Rei dos Swingers". Neste álbum, ele conta com a companhia da sua então esposa Keely Smith nos vocais e do saxofonista Sam Butera. Nascido e criado em New Orleans, o jazz e o jump-jive da cidade estão muito presentes nas suas músicas, bem como suas raízes italianas. Na época da gravação de The Wildest, Louis Prima e sua banda faziam sucesso com o show The Wildest Show in Vegas.

Há quem diga que Louis Prima nada mais é que uma cópia de Louis Armstrong. Bem, ambos se chamam Louis, ambos tocam trompete e não dá pra negar que a voz é bem parecida. Porém, apesar de todas estas semelhanças, não vejo um como imitação do outro. Acho que Prima, mais do que um cantor e trompetista, era também um entertainer. Pelo menos foi isso que senti ouvindo The Wildest.

O livro diz que:
Os apaixonados pelo jazz muitas vezes consideram Prima apenas uma imitação italianizada de Louis Armstrong, talvez pelos três sucessos de Satchmo aqui incluídos: "You Rascal You" e um medley unindo a contida "Basin Street Blues" e a anti-soporífera "When It's Sleepy Time Down South". Mas esta não é a questão: a música de Prima é simplesmente irreprimível e combina totalmente com sua alegria gloriosa na foto da capa. Ele está radiante, cheio de gás e irresistível, sacudindo a banda em "Oh Marie", com Smith num delicioso e bem amarrado contraponto. Butera e seus colegas, enquanto isso, envolvem os dois em um dos mais emocionantes jump-jives já gravados.



Concluindo

Louis Prima passeia pelo jazz, pelo swing, pelo blues, pelo jump-jive e até um pouquinho pelo rockabilly também. Dá pra entender porque The Wildest é considerado por muitos como a obra-prima de sua carreira: o disco é bom do começo ao fim, todas as faixas são ótimas! Além da interpretação marcante de Louis, cantando quase como se estivesse conversando com o público, rindo no meio de algumas músicas, Keely Smith interpreta lindamente a faixa "(Nothing's Too Good) For My Baby" e o sax de Sam Butera faz de  "Night Train" a faixa mais sensual, digamos assim, do álbum.

É simplesmente impossível ficar parado ouvindo The Wildest! Se você não se levantar pra dançar, vai estar batendo o pé ou algo assim. Consigo imaginar um salão com centenas de casais dançando animadamente ao som de Prima e sua banda. Uma festa pra ninguém botar defeito!

Um fato interessante sobre Louis Prima: no filme Mogli - O Menino Lobo, é ele quem canta aquele delicioso swing do orangotango King Louie.



Faltam 498 dias.
Faltam 997 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário