Google

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Songs For Swingin' Lovers | Frank Sinatra (1956)


Sétimo disco e olha só quem já está dando as caras por aqui novamente!

Depois de In The Wee Small Hours, Sinatra definitivamente deixou a tristeza de lado, pelo menos em suas músicas. Foi indicado mais duas vezes ao Oscar. Seu álbum Songs For Young Lovers foi um sucesso, e por conta disso a Capitol Records decidiu fazer uma "continuação" do mesmo. Assim nascia Songs for Swingin' Lovers, que teve ótimas críticas e de vendas.

É neste disco que estão as clássicas "I've Got You Under My Skin", "You Make Me Feel So Young" e "It Happened In Monterrey", entre outras. Sinatra incorpora uma persona mais alegre neste álbum, repleto de músicas dançantes, mas sem deixar de lado o romance, é claro.

O livro diz que:
Comparado com The Wee Small Hours e seu clima de bêbado-num-bar-às-duas-da-manhã, o eufórico Songs For Swingin' Lovers parece um passeio numa tarde ensolarada de domingo, literalmente transbordando de joie de vivre. Sinatra está à vontade como nunca, ágil em "You Make Me Feel So Young", cantando "How About You?" como se estivesse pedindo alguém em casamento ou piscando o olho, daquele seu jeito, em "Makin' Whoopee". Mas nada disso teria valor sem a gloriosa orquestração de Riddle. Reza a lenda que seu insuperável arranjo para "I've Got You Under My Skin", terminado às pressas na noite anterior à gravação, foi espontaneamente aplaudido pelos músicos durante a sessão, em 12 de janeiro de 1956.


Concluindo
Songs For Swingin' Lovers é pra dançar, do começo ao fim. Foi assim que me senti ouvindo as 15 faixas que compõem o álbum. É romance puro. É aquele Sinatra que conhecemos das inúmeras trilhas sonoras de comédia romântica. 

Ol'Blue Eyes estava inspirado quando gravou cada uma das faixas do disco. Nelson Riddle dizia que Sinatra era um perfeccionista e exigia de sua orquestra o mesmo que exigia de si: energia e trabalho duro para temperar as músicas e deixá-las no ponto. Ouvindo Songs For Swingin' Lovers fica fácil acreditar nisso. Cada música é uma obra-prima.

A interpretação dele pra "Love Is Here To Stay" é assim... imbatível! E olha que as outras duas que eu conheço são da Billie Holiday e da Ella Fitzgerald. Acreditem, consegui me imaginar casando ao som dessa canção, e olha que eu não tenho nem um pouco de vontade de casar. Mas, se tratando de Frank Sinatra... Anything Goes!




Faltam 496 dias.
Faltam 994 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário