Google

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

The Genius Of Ray Charles | Ray Charles (1959)


Depois do loooooongo (e muito bom) disco da Ella Fitzgerald, achei que não daria conta de postar de novo hoje. Mas, pô, é o vigésimo disco. E é o Ray Charles. Vale o esforço! rs

Frank Sinatra dizia que Ray Charles era "o único gênio de verdade no show business". Não sei se é realmente o único, mas, de qualquer forma, é considerado um dos maiores gênios da música. Foi o grande pioneiro do soul, fundindo rythm & blues, gospel e blues nas suas primeiras gravações com a Atlantic Records. Embora sempre estivesse ligado ao soul, Charles não se ateve a nenhum gênero musical específico, e trabalhou duro para criar seu próprio som, misturando jazz, gospel, rythm & blues e blues para chegar em um novo estilo de soul que mudasse a música americana. Alguém duvida que ele conseguiu?

O livro diz que:
A classificação dos gêneros musicais parecia fútil, portanto, quando Charles entrou no estúdio, no final de 1959. Na essência, ele era um inventor dos sentidos. (...) Com arranjos de Quincy Jones e acompanhamento de alguns dos integrantes das bandas de Count Basie e Duke Ellington, este disco tornou Charles responsável pela música mais bem elaborada da época.




Concluindo
The Genius Of Ray Charles é um disco só, mas bem que poderia ser dois. As seis primeiras músicas são energia pura. Ray Charles está acompanhado de uma big band, e quase não se ouve seu piano. A faixa de abertura, "Let The Good Times Roll", é um blues pra ninguém botar defeito, seguida por uma linda interpretação de "It Had To Be You" (acho que a melhor que já ouvi).

As outras seis músicas do disco são deliciosas baladas. Os metais da big band cedem um pouco de seu espaço para o piano, com direito a um solo em "Just For a Thrill", e o vocal de Ray Charles vem acompanhado por um delicado coro feminino. O destaque fica por conta de "Come Rain Or Come Shine", já conhecida na voz de Frank Sinatra, mas que ganha um charme especial com o soul de Ray Charles.

É difícil definir um único gênero musical para cada uma das canções de The Genius Of Ray Charles. É uma mistura de jazz, blues, swing e rythm & blues que dá certo, dá muito certo. O nome do disco não poderia ser outro. Ray Charles realmente é um gênio.


Faltam 490 dias.
Faltam 981 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário