Google

sábado, 22 de outubro de 2011

Here's Little Richard | Little Richard (1957)



Não vou partir do pressuposto que todo mundo que lê este blog conhece Little Richard. Mas, ó, deveria, viu? Digamos que ele é assim... o pai do rock'n'roll.

O próprio Little Richard se autoproclama o "arquiteto" do rock'n'roll, e a história parece confirmar o que ele diz. Mais que qualquer outro artista - salvo, talvez, por Elvis Presley - foi ele quem acendeu o pavio para que o ritmo explodisse nos anos 50, com sua música explosiva (eu sei que ficou redundante, mas não consegui achar outro termo, desculpem!) e sua personalidade carismática. Seu piano nervoso e os vocais gritados em clássicos como "Tutti Frutti", "Long Tall Sally" e "Good Golly, Miss Molly" definiram a dinâmica do rock'n'roll.

Here's Little Richard é o primeiro LP de Little Richard. É uma compilação de gravações anteriores do artista, que em 1956 havia emplacado seis hits no Top 40, alguns deles incluídos neste álbum. É, até hoje, seu disco mais vendido.

O livro diz que:
A palavra "transbordante" nem chega perto de descrever a energia irreverente, quase insana, gravada por Richard, Bumps, Cosimo e pelos músicos mais originais de New Orleans. "Tutti Frutti" começou a subir nas paradas no mês seguinte e foi seguida, em 1956, por "Long Tall Sally", "Slippin' And Slidin'", "Ready Teddy" e "Jenny Jenny". Essa série de músicas enlouquecedoras foi reunida em Here's Little Richard, que ainda apresenta uma foto inesquecível de Richard na capa, em ação.




Concluindo
Tem como não gostar de Little Richard? Não, não tem. Em cada acorde do seu piano, em cada falsetto do seu vocal, dá pra sentir todo seu carisma. Cada música é uma explosão de energia. Fica difícil descrever esse disco sem cair nas pieguices, mas é isso aí.

Pra tentar dar uma ideia da importância que este álbum tem na música, vamos fazer o seguinte: imagine que você está numa festa, tipo um casamento, ou uma formatura, algo assim. Pense naquele momento em que a banda ou o DJ resolvem fazer uma sessão flashback, que quase sempre começa com o bom e velho rockabilly. Pois bem. Já está ouvindo "Tutti Frutti... Oh Rootie!" na sua cabeça (tudo bem, pode ser aquela versão do Jive Bunny and The Master Mixers que fez sucesso nos anos 90)? Então, eu também. Mais de 50 anos se passaram, e "Tutti Frutti" e "Long Tall Sally", por exemplo, continuam como duas das músicas mais icônicas daquilo que conhecemos como rock'n'roll.





Faltam 492 dias.
Faltam 987 discos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário