Google

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Green Onions | Booker T. And The M.G.s (1962)



Booker T. And The M.G.s era a banda da casa da Stax Records, que tocou com músicos como Otis Redding, Bill Withers e Wilson Pickett, entre outros. Um belo dia, o presidente da Stax, Jim Stewart ouviu os garotos da banda tocando de improviso durante um intervalo, e decidiu apertar o REC. Gostou tanto do resultado final que decidiu lançar um single dos rapazes, com a música "Behave Yourself" no lado A e "Green Onions" no lado B. O single foi para o topo das paradas e vendeu mais de um milhão de cópias. Depois deste sucesso estrondoso, a gravadora resolveu apostar naquela que até então era sua banda de apoio. Assim surgiu o disco Green Onions.

O resultado disso tudo é que Booker T. And The M.G.s acabou se tornando uma das bandas mais populares dos anos 60 e 70, e também uma das mais imitadas. Em meados dos anos 60, bandas dos dois lados do Atlântico tentavam emular o som que ficou conhecido como Memphis Soul.


O livro diz que:
Em 1962, as faixas curtas e sem enfeites de Green Onions soavam muito cool, com as linhas melódicas da guitarra de Cropper cortando os acordes açucarados de Booker. Green Onions é um álbum verdadeiramente seminal: o vigor ingênuo e a fusão rock-soul iriam inspirar The Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd e toda uma geração do blues-rock do Sul.




Concluindo
Eis que o órgão Hammond volta a dar as caras por aqui. Só que agora um pouco menos e jazz e muito mais blues e rock'n'roll. Assim é Green Onions.

Há músicas pra dançar, como "Twist And Shout" e "Comin' Home Baby". Há o blues de "Rinky-Dink". E há "Mo'Onions", pra mim a melhor faixa do disco (e que eu tenho certeza que já ouvi na trilha sonora de algum filme, mas não lembro de jeito nenhum qual é!).

Além do órgão de Booker T., o destaque fica por conta também da Fender Telecaster de Steve Cropper. O solo em "Behave Yourself" é incrível. Booker T. And The M.G.s faz uma deliciosa mistura de blues, jazz, rock e soul. Não é à toa que tanta gente tentou imitar esse som!


Faltam 483 dias.
Faltam 969 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário