Google

sábado, 29 de outubro de 2011

Sunday At The Village Vanguard | Bill Evans (1961)


Bill Evans já apareceu antes aqui neste blog. Se você não está lembrado, era ele um dos pianistas que tocou  com Miles Davis em Kind of Blue, que foi uma das parcerias mais frutíferas do jazz. Após tocar com Miles e sua banda por oito meses, Evans deixou o sexteto, pois tinha vontade de trabalhar em projetos próprios, além de ter problemas com drogas e desentendimentos com outros membros do grupo.

De qualquer forma, Bill Evans é considerado até hoje um dos importantes músicos da história do jazz. Com suas interpretações inventivas do repertório tradicional e suas linhas melódicas sincopadas e polirrítmicas, influenciou toda uma geração de pianistas, entre eles, Herbie Hancock e Keith Jarrett.

Um fato curioso sobre Sunday At The Village Vanguard: o baixista Scott LaFaro morreu em um acidente de carro apenas 10 dias depois da gravação do disco. Coincidência ou não, as músicas do set que o trio de Evans tocou no dia 25 de junho de 1961 no Village Vanguard haviam sido escolhidas de forma que o talento de LaFaro pudesse ser ressaltado, e tanto a faixa que abre o disco ("Gloria's Step") como a que o fecha ("Jade Visions") são de autoria dele.

O livro diz que:
Na época em que Evans decidiu gravar os concertos no Village Vanguard, em junho de 1961, o trio havia alcançado um nível de comunicação quase telepático. A proposta altamente interativa desenvolvida pelos músicos eliminava as fronteiras entre acompanhantes e solistas, introduzindo novas possibilidades para os pequenos grupos de jazz. Cada música pode ser ouvida inúmeras vezes, mas "Gloria's Step" continua surpreendente, enquanto a integração entre os instrumentos em "Alice In Wonderland" se situa entre os maiores feitos do jazz.


Scott LaFaro, Bill Evans e Paul Motian


Concluindo
Bom, eu estou na praia. Digamos que jazz não combina muito com praia. Some-se isso a um pouco de preguiça, e, bem, quase pulei um dia de desafio.

Foi então que eu comecei a ouvir Sunday At The Village Vanguard e "Gloria's Step" me conquistou logo de cara, como todas as outras faixas do disco me conquistariam depois. O álbum é muito bom. Os instrumentos parecem dialogar entre si. É simplesmente fantástico.

Sei que o disco é do Bill Evans, mas o destaque fica mesmo por conta de Scott LaFaro e seu baixo. A maioria dos solos é dele, e que solos! Uma pena que LaFaro tenha morrido tão cedo, pois era muito talentoso, não só como músico, mas também como compositor.


Faltam 485 dias.
Faltam 971 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário