Google

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Kind of Blues | Miles Davis (1959)




Oito álbuns e alguns dias depois, volto a falar do grande Miles Davis aqui no blog. O disco da vez é Kind Of Blues, que não apenas é o mais vendido de Davis como é também o álbum mais vendido da história do jazz.

Em Kind Of Blues, Miles dá continuidade às experimentações que já vinha fazendo em seus discos anteriores, baseadas na modalidade (conceito que trabalha com escalas musicais ao invés de acordes). É diferente de seus trabalhos anteriores com o hard bop e a improvisação. Por conta disso, alguns críticos da época não consideravam este álbum como um disco de jazz. Hoje, é considerado um dos mais influentes da história da música.

O pianista Bill Evans contou como aconteceram as gravações:

          "Miles chegou com novas músicas que ele havia feito horas antes e nos apresentou apenas um esqueleto delas, indicando o que queria em cada uma. O grupo começou a tocar espontaneamente e gravamos um take só, ou seja, foram gravadas ao vivo".


O livro diz que:
Desde a abertura em meio tempo de "So What", o álbum apresenta um leque variado de estilos, como a espantosa "Blue In Green", com Wynton Kelly tocando piano suavemente para acompanhar os lamentos do trompete de Davis, e a languidez da espanholada "Flamenco Sketches". A banda estava tão afinada que foram necessários apenas seis takes para gravar as cinco faixas - apenas "Flamenco Sketches" precisou de uma nova rodada.


John Coltrane, Cannonball Adderly, Miles Davis
e Bill Evans nas gravações de Kind Of Blues

Concluindo
Este disco é totalmente do primeiro que ouvi do Miles Davis, Birth Of The Cool, sobre o qual escrevi aqui há alguns dias. Em Kind Of Blues as músicas são mais lentas, mais longas. O que não quer dizer que sejam arrastadas, pelo contrário. São extremamente fluídas. Senti que nesse disco cada músico da banda de Davis teve mais espaço para experimentar, para ousar um pouco. Os solos são mais longos, e, entre eles, impossível não destacar o de John Coltrane em "So What".

Kind Of Blues é cool, é romântico, é melancólico... é deliciosamente melódico. É, de fato, uma obra-prima do jazz.


Faltam 489 dias.
Faltam 980 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário