Google

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gunfighter Ballads And Trail Songs | Marty Robbins (1959)



(Country, de novo? Sério?)

Final dos anos 50. Seriados como Maverick e Bonanza faziam muito sucesso. Mesmo que a televisão ainda não fosse a grande formadora de opiniões que é hoje em dia, era inevitável que muitos cantores aproveitassem essa onda Western e, de certa forma, fornecessem a trilha sonora para a eterna luta entre os justiceiros e os foras-da-lei. Um deles foi Marty Robbins.

Em seus cerca de 40 anos de carreira, Robbins se tornou um dos mais populares e bem sucedidos cantores de country. Muitas de suas músicas se tornaram hits, e ganhou alguns prêmios Grammy, sendo um deles pela canção "El Paso", que faz parte de Gunfighter Ballads and Trail Songs.

O livro diz que:
Gravado em um único dia com uma banda pouco conhecida, mas bem azeitada, Gunfighter Ballads And Trail Songs é uma homenagem ao Velho Oeste. Algumas faixas cantam histórias tradicionais, em particular "Billy The Kid" e "The Strawberry Roan". O que destaca este disco são as 4 músicas escritas por Robbins, cantadas daquele seu jeito suave e inconfudível. "Big Iron" é uma canção que evoca de forma maravilhosa o Oeste mitológico das telas de cinema, que foi apresentado a Robbins por seu avô, um patrulheiro do Texas, quando ainda era criança. "El Paso" é a história, contada na primeira pessoa, de como Robbins atirou num forasteiro numa disputa pelo amor de uma mexicana. Essa música ganhou o prêmio Grammy concedido a uma canção country; o LP serviu de modelo para um sem número de álbuns country lançados depois.




Concluindo
Peraí que vou ali buscar meu chapéu, meu poncho e meu cavalo...

Gunfighter Songs And Trail Ballads é aquele country beeeem Hollywood mesmo, sabe? Não sei se consigo me fazer entender aqui, mas eu juro que fiquei esperando alguém soltar um "Yyyyiiihaaaa" no meio de alguma música, e cavalos saírem galopando, algo assim.

Cada música tem uma historinha: uma sobre o famoso Billy The Kid (a lenda suprema do Velho Oeste americano), outra sobre uma fazenda no vale, outra sobre a chica mexicana por quem ele se apaixonou em "El Paso" e ainda há uma em que ele conta uma mal-sucedida história de amor que acaba em enforcamento. Tudo beeeeeem western!

Enfim, se for comparar com o disco dos Louvin Brothers, que foi um dos primeiros que ouvi aqui, Gunfighter Songs And Trail Ballads é até, digamos, razoável. Os arranjos são mais elaborados, há uma banda acompanhando Robbins, e o disco soa mais interessante de uma forma geral. Ainda assim, o country não me conquistou. Marty Robbins, essa cidade é pequena demais pra nós dois.


Faltam 489 dias.
Faltam 979 discos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário