Google

domingo, 16 de outubro de 2011

Tragic Songs of Life | The Louvin Brothers (1956)


The Louvin Brothers. Quem? 

Eu nunca sequer tinha ouvido falar destes irmãos do Alabama antes de ter a ideia deste desafio. Mas aconteceu um fato curioso enquanto estava ouvindo Tragic Songs Of Life. No meio de uma das músicas, escuto um "... In the pines, in the pines, where the sun never shines...". Soa familiar?



Opa! Será que então eu já tinha escutado alguma coisa dos Louvin Brothers? Fui pesquisar e... Não! Quer dizer, mais ou menos. "Where Did You Sleep Last Night", segundo a Wikipedia, é uma canção da década de 1870. A primeira gravação conhecida é do Leadbelly, que o Kurt Cobain chega a citar no MTV Unplugged. Mas, sendo uma canção popular assim tão antiga, acredito que "In The Pines", música do álbum Tragic Songs Of Life, faça referência a ela.

Enfim, voltando ao que interessa...

Os irmãos Ira e Charlie Louvin começaram a carreira nos anos 40, cantando músicas Gospel. Mesmo que depois tenham passado pro Country, continuaram a ser influenciados pela religião, e muitas das músicas deles falam sobre pecado. Aliás, aproveito pra mostrar a engraçadíssima capa do álbum Satan is Real.


Na música Country há uma tradição de duplas formadas por irmãos (tradição que, pelo jeito, chegou até o Brasil). O que talvez diferencie The Louvin Brothers dos outros é o fato de que eles contribuíram para que a música Country deixasse de ser apenas um estilo regional e se transformasse em um fenômeno nacional. Só pra vocês terem uma ideia, os maiores hits dos Louvin datam de 1955/56, época em que o Rock'n'Roll estava surgindo e ganhando espaço.

O livro diz que:
Não é preciso ser maluco, assassino, bêbado, compulsivo, solitário, intratável ou melancólico para criar música country... mas ajuda. Ira Louvin não era tudo isso, mas possuía algumas destas características. Surgidos na década de 40, Charlie e Ira Louvin se encaixaram perfeitamente na tradição country da dupla de irmãos harmoniosos - seguindo os passos dos The Delmore Brothers  e servindo de modelo aos The Everly Brothers. Este primeiro álbum dos Louvins é uma das pedras fundamentais do country. A voz de barítono de Charlie e o tenor alto de Ira dialogam e se fundem num estilo alegre e gracioso. É o melhor do bluegrass tirado do fundo do coração.


Concluindo
Não vou mentir: não foi fácil ouvir Tragic Songs Of Life duas vezes. As músicas são bem parecidas umas com as outras, e country não é lá um dos meus gêneros musicais favoritos. Mas a ideia aqui é ouvir todos os 1001 discos sem preconceitos. De fato, os irmãos cantam muito bem, acompanhados por violão e um bandolim bem marcado. Há poucas partes instrumentais nas músicas, senti falta de um respirozinho e talvez por isso o álbum tenha sido difícil de escutar. 

Achei interessante o fato de que a maioria das músicas tem uma estorinha. Em "My Brother's Will", um rapaz em seu leito de morte pede que o irmão se case com sua noiva. Em "A Tiny Broken Heart", um garotinho se lamenta porque seus vizinhos estão de mudança e por isso seus amigos vão embora (fofo!). É assim em muitas outras canções, todas tristes.

Faltam 498 dias.
Faltam 998 discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário